CONTTMAF inicia consulta aos marítimos do Sistema Petrobras sobre a proposta de ACT

Está aberto o processo de consulta sobre a proposta da Petrobras e da Transpetro. A indicação  do SINDMAR é de ACEITAÇÃO da proposta, com o voto SIM. A consulta, dirigida pela CONTTMAF – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e no Portos se estenderá até o meio dia da terça-feira, 22 de agosto. Serão válidos apenas os votos enviados ao email consulta@conttmaf.org.br a partir de e-mails pessoais cadastrados, nos quais constem o nome completo do marítimo, a matrícula, a categoria, a função que ocupa e a lotação atual. O voto SIM significa a aceitação da proposta e o NÃO a sua rejeição. A CONTTMAF enviará no prazo de três dias uma mensagem de confirmação do recebimento do voto.

A implantação do regime 1×1, a manutenção de salários equivalentes quando embarcados ou desembarcados, a manutenção do pagamento das horas extras, a redução de 90 para 60 dias no tempo limite de embarque são avanços obtidos nas negociações do SINDMAR e dos sindicatos coirmãos, frente às propostas iniciais da Transpetro que previam contrapartidas extremamente altas a serem pagas pelos marítimos.

Transpetro se comprometeu ainda a realizar estudo visando à implantação de um Plano de Cargos e Salários. Este é um avanço importante que abre a possibilidade de se estabelecer níveis salariais diferenciados de acordo com o tempo de trabalho na companhia, com ganhos econômicos. Na Petrobras a proposta contempla o reajuste nas soldadas básicas, gratificações e RMR.

Podem votar todos os marítimos vinculados ao Sistema Petrobras, sindicalizados ou não, independente de categoria profissional, embarcados ou em terra, em férias, repouso ou tratamento médico, em treinamento, no recebimento de navio novo e os aposentados. A mensagem circular número 39 que orienta o processo de votação pode ser lida aqui.

 

 

About The Author