O Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da Fundação Homem do Mar (FHM), braço educacional do SINDMAR, recebeu, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, cinco profissionais do setor aquaviário para testar um dos principais produtos desenvolvidos pelo CSA: modelos matemáticos para a análise das condições de manobrabilidade nas novas eclusas do Canal do Panamá.
Do Panamá vieram o mestre de rebocador e representante da Unión de Capitanes y Oficiales de Cubierta, Roger Barahona, o oficial de máquinas e vice-presidente da Unión de Ingenieros Marinos, Ricardo Espada, e o representante dos amarradores de navios rebocadores e presidente do Consejo de Los Metalurgicos del Canal de Panamá, Gustavo Ayarza. O secretário regional da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (International Transport Workers’ Federation – ITF) Antonio Rodriguez Fritz e o secretário-assistente da seção de Marítimos da entidade, Fabrizio Barcelona, completaram o grupo, que realizou, nos simuladores do CSA, manobras de um navio do tipo contêineiro e de cinco diferentes tipos de rebocadores portuários em cenários e condições climáticas similares aos do Canal.
Em setembro do ano passado, em Limassol, no Chipre, a Fundação Homem do Mar firmou contrato com a ITF visando à construção de modelos matemáticos que servirão para avaliar as características e capacidade de manobra nas novas comportas do Canal do Panamá, com foco na segurança do tráfego de embarcações de grande porte , assim como o uso de rebocadores, uma novidade, já que anteriormente os navios eram movidos por meio de um sistema de cabos e locomotivas. Na ocasião, o contrato foi assinado pelo presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR e membro do conselho curador da FHM, Severino Almeida Filho.
A última etapa antes da conclusão do estudo será a simulação das operações com os práticos e com os representantes da Autoridade do Canal do Panamá. Antonio Rodriguez Fritz, da ITF, explicou que a escolha da FHM para realizar este trabalho se deveu à larga experiência da instituição em projetos desse porte e à sua grande credibilidade no mercado internacional. Para o coordenador do CSA, Mario Calixto, este projeto representa a consolidação da instituição como provedora de serviços de alto nível em escala mundial.
O Canal do Panamá, cuja construção completou 100 anos em 2014, está passando por uma grande obra de expansão. O canal terá uma nova faixa de tráfego, que permitirá a passagem dos supercargueiros, hoje os mais usados no comércio internacional. A expansão e o consequente aumento do tráfego vão contribuir para uma melhora na cadeia de fornecimento global.
Foto principal: da esquerda para a direita: Antonio Rodriguez Fritz, da ITF; Jeferson Carvalho, Consultor Naval da FHM; Ricardo Espada, da Unión de Ingenieros Marinos do Canal do Panamá; Gustavo Ayarza, Presidente do Consejo de los Metalurgicos do Canal do Panamá; Roger Barahona, da Unión de Capitanes y Oficiales de Cubierta do Canal do Panamá; Mario Calixto, Coordenador da FHM; e Fabrizio Barcelona, da ITF.