A Qatar Petroleum (QP) anunciou nesta segunda-feira, 1º de junho, que assinou acordos com os estaleiros “Big 3” da Coreia do Sul para garantir pelo menos 100 navios GNL ao custo de 70 bilhões de riais do Catar (US$ 19,23 bilhões).
Os acordos assinados com a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, Hyundai Heavy Industries e Samsung Heavy Industries ocuparão grande parte da capacidade de construção de navios de gás natural liquefeito (GNL) das três empresas até 2027.
O acordo foi descrito pelo presidente da QP como o maior programa de construção naval de GNL da história. “Garantimos aproximadamente 60% da capacidade global de construção naval de GNL até 2027 para atender às necessidades de nossa frota de transportadores de GNL nos próximos 7-8 anos, o que poderia atingir mais de 100 novas embarcações com um valor de programa superior a 70 bilhões de riais do Qatar”, disse Saad al-Kaabi, presidente da QP e ministro da Energia do Catar.
A QP, produtora estatal de GNL do principal fornecedor mundial de combustível, quer elevar a produção para cerca de 126 milhões de toneladas por ano até 2027, a partir dos 77 milhões de hoje.
O trabalho de exploração no megaprojeto expandido do Campo Norte mostrou reservas confirmadas de gás acima de 1.760 trilhões de pés cúbicos, disse Kaabi em novembro. “Estamos avançando a todo vapor com os projetos de expansão do Campo Norte. Os acordos garantirão nossa capacidade de atender aos requisitos futuros de frota de GNL para apoiar nossa capacidade de produção em expansão e substituição de frota a longo prazo”, declarou ele no comunicado de segunda-feira.
Fonte: Reuters