A Samsung destacou a importância da cabotagem, modal que utiliza desde 2005, para as vendas diretas da companhia. O diretor da Samsung, Mateus Soares da Silva, lembrou que, antes, as cargas se movimentavam de Manaus (AM) para Belém (PA) por meio de balsas e, em carretas, para São Paulo (SP). Segundo ele, com o encarecimento da operação, a cabotagem se tornou a melhor alternativa.
“A distribuição das mercadorias passou a sair de Manaus e ir para Pecém (CE) de navio e, deste modo, seguiu para outros portos. Assim, é possível realizar a venda direta da Samsung sem ter de lidar com altos custos, roubos e avarias que ocorrem nas estradas”, explicou o executivo.
Ele destacou ainda que, ao migrar para a cabotagem, foi possível reduzir a emissão de poluentes, diminuir os custos com o frete, sincronizar a demanda dos pedidos, além de desenvolver um sistema coordenando a ordem do pedido e o tempo de entrega. “Conseguimos ter um ritmo de trabalho em toda a cadeia, regulando o atendimento com cada cliente”, completou o diretor da Samsung.
Fonte: Andrezza Queiroga e Kamila Donato, Guia Marítimo