O SINDMAR tem realizado várias reuniões com seus associados e associadas vinculados à Petrobras e à Transpetro, em terra e a bordo das embarcações, visando a dar conhecimento sobre o andamento das negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho com estas empresas, relativos ao período 2015-2016.
As 11 delegacias regionais do SINDMAR espalhadas pelo País têm promovido diversos encontros e representantes do Sindicato já visitaram 19 navios, em diferentes portos, intensificando as ações de mobilização das tripulações para que estas se mantenham alertas e unidas neste momento crucial. Os assuntos tratados com os marítimos fazem parte do processo negocial que discutirá, também, cláusulas sobre garantia de emprego e de isonomia com cláusulas sociais do pessoal de terra. Além disso, o SINDMAR tem atuado para sensibilizar a Petrobras e a Transpetro a adotarem o regime de embarque e repouso 1×1, ao qual ambas resistem, contrariando prática já adotada pela maioria das empresas de navegação.
O SINDMAR continuará a realizar visitas a bordo dos navios e a promover reuniões em suas delegacias, amplificando o alcance das discussões em torno do ACT 2015-2016.
Diante das dificuldades que se avizinham, o SINDMAR conclama a categoria a se manter em permanente alerta, com espírito de unidade e luta.
Quanto maior for a nossa força, maior será a nossa conquista por um Acordo Coletivo de Trabalho que contemple as nossas principais reivindicações.
Chegou a nossa vez!