O presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller, participou na C40 World Mayors Summit, a Cúpula Mundial de Prefeitos e de lideranças da sociedade civil organizada, realizada nesta terça-feira (4/11), no Rio de Janeiro.
O dirigente sindical foi um dos convidados do painel “Clean Shipping: Multilateralism for Zero Emissions”, representando a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) como presidente do Comitê Global de Transporte Sustentável da entidade.
Este espaço foi dedicado à troca de experiências entre líderes globais que atuam na defesa da descarbonização no transporte marítimo e da geração de empregos de forma alinhada às necessidades dos trabalhadores do setor.
Na ocasião, o representante do Conselho da Cidade de Copenhague, Lars Weiss, ressaltou a importância de cidades portuárias terem uma atuação mais assertiva para apoiar a descarbonização e estimular a adoção de iniciativas que contribuam para alcançar as metas climáticas.
Müller reforçou que a adoção global de combustíveis mais limpos nos navios deve estar vinculada a investimentos em capacitação continuada, para que trabalhadores do setor adquiram habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as novas tecnologias que estão surgindo.
“Os trabalhadores reconhecem o problema da mudança climática e desejam ser parte da solução para a transição energética no setor, contudo cobram responsabilidade de armadores e de governos para que esse processo ocorra com equidade, segurança e trabalho decente para marítimos e portuários em todo o mundo”, destacou.
Além de Carlos Müller e do ex-prefeito de Copenhague, Lars Weiss, o painel contou com a participação da ex-administradora da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), Gina McCarthy, do presidente do World Resources Institute, Ani Dasgupta, entre outras lideranças mundiais.
