Marítimos que quiserem pedir recurso para a revisão dos resultados dos exames de revalidação de certificados para oficiais de Náutica (ERON) e de Máquinas (EROM) têm até esta sexta (2/06) para fazer a solicitação, conforme edital divulgado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).
As provas da 1ª fase da seleção, aplicadas no último domingo (28), contaram com 40 questões de múltipla escolha, cada uma valendo 2,5 pontos.
Para ser aprovado no exame teórico, o oficial precisa somar um total de pelo menos 75 pontos. A divulgação do gabarito final está prevista para o dia 28 de junho.
A próxima etapa é o exame prático para oficiais de Náutica, que consistirá na aprovação no curso de Gerenciamento de Passadiço (EGPO). Caso estes ainda possuam o referido certificado na validade, não será necessário fazer a prova.
Já os oficiais de Máquinas não precisarão realizar este exame, pois questões simulando atividades práticas estavam inseridas na prova da primeira etapa.
Logo, se eles forem aprovados na fase teórica, precisarão apenas levar a documentação exigida para revalidar o seu certificado de competência (DPC-1031).
Cabe lembrar que o Sindmar encaminhou um ofício à DPC, solicitando que sejam realizados ao menos três exames ao ano e que a média para aprovação seja de 60%, com 24 questões de acerto.
A representação sindical irá solicitar, ainda, que em 2023 seja realizado pelo menos mais um exame.
Para a revalidação do DPC-1031, os oficiais terão de comprovar os cursos obrigatórios.
A entrega do STCW será condicionada à apresentação dos seguintes certificados: EESS, ECIA, EPSM, ESCM, EOPN ou EBCP.
Foi definido o prazo de um ano para que o marítimo aprovado nos exames sane todas as pendências.