A representação sindical se reuniu com marítimos do Grupo de Inspeção e Acompanhamento Operacional de Navios e Terminais (Giaont) na tarde de segunda-feira (26) para discutir as condições de trabalho destes profissionais.
O encontro aconteceu logo após a formação do Grupo de Trabalho (GT) criado pela Transpetro para conduzir as negociações por cláusulas que garantam, já no próximo acordo coletivo de trabalho (ACT), avanços na relação laboral com os membros do Giaont.
Entre os principais pontos debatidos estão a melhoria de gratificações, a mudança da escala do regime de trabalho e repouso, cujo pleito é passar de 12×24 para 12×48, e a padronização das atividades de inspetor náutico, capitão de manobras, assessor náutico e superintendente de ship to ship transfer (transferência de carga entre navios).
“Os integrantes do Giaont precisam de uma escala que lhes permita descansar após a jornada de trabalho. No passado, os inspetores náuticos só acompanhavam a operação e a liberação dos navios. Agora, acumulam funções que antes eram feitas por operadores de terminal. Em alguns casos, trabalham, ainda, como superintendentes de ship to ship transfer quer o navio esteja atracado ou fundeado”, alertou o segundo-presidente do Sindmar, José Válido da Conceição.
O dirigente sindical destaca, também, a situação dos assessores náuticos, que ficam responsáveis por mais de um porto ou terminal, como no Sul do Brasil, onde atendem até cinco localidades diferentes. Algo parecido pode ser observado no Norte do País, nos estados do Pará e do Maranhão.
De acordo com Válido, é necessário aumentar o número de marítimos à disposição do Giaont para estruturar melhor o grupo.
“Ele tem de ter tamanho adequado, com profissionais em número suficiente para não ter problemas nas rendições em casos de substituição por férias ou qualquer outro motivo”, observou.
Este é o primeiro GT da Transpetro para tratar questões do Giaont que inclui, nas discussões, a representação sindical e trabalhadores indicados pelo Sindmar e pela Transpetro. Uma próxima reunião está prevista para acontecer em julho.