Oficiais e eletricistas vinculados à V.Ships e que atuam nos navios do armador Tsakos, aprovaram, com 100% de aceitação, a proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT 2024/2026) colocada em votação pelo Sindmar, conforme apuração da Conttmaf.
Em mensagem circular, o Sindicato destacou avanços como reajustes no salário de oficiais de quarto, com um percentual a mais para aqueles que possuem certificado DP, no vale-alimentação, que teve um aumento significativo, e na ajuda de custo para embarque e desembarque, que registrou um robusto acréscimo em relação ao valor previsto no ACT anterior.
Além disso, o ACT prevê acréscimo no bônus por tempo de empresa e no abono pecuniário, bem como atualização da redação que trata do regime de embarque e folga, para evitar equívocos e descumprimento da escala.
Novas cláusulas foram acrescentadas ao ACT, como a que dá ao comandante autoridade para interromper uma operação quando considerar adequado – a medida consta na Convenção Internacional do Trabalho Marítimo (MLC) –, e a que que prevê um canal de comunicação com a empresa para relatar tentativas de interferência externa na gestão do passadiço ou da praça de máquinas.
A conectividade social (Internet) e o shore leave (direito de baixar terra) agora também constam em ACT.
Informações mais detalhadas sobre as cláusulas do ACT constam na minuta da proposta encaminhada para os representados do Sindmar.
