Em 16 de março de 2000, o Sindmar foi criado formalmente em assembleia realizada no antigo Sindicato Nacional dos Oficiais de Náutica e de Práticos de Portos da Marinha Mercante (Sindináutica).
Ele nasceu da fusão do Sindináutica com o Sindicato Nacional dos Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante. Em 2004, foi a vez de o Sindicato Nacional dos Eletricistas da Marinha Mercante se unificar com os oficiais.
A representação sindical exercida pelo Sindmar é hoje referência no Brasil e no exterior em matéria de sindicalismo marítimo, com atuação efetiva no cerne das discussões relacionadas ao setor em todo o mundo – inclusive em organismos internacionais como a IMO e a OIT.
Não tivessem vencido as diferenças e alcançado a unidade mais de duas décadas atrás, dificilmente oficiais de náutica, oficiais de máquinas e eletricistas marítimos teriam logrado alcançar os significativos avanços que conquistaram coletivamente.
Nos próximos anos, seguiremos lutando com o objetivo de garantir e ampliar direitos, assegurar o efetivo emprego de brasileiros na atividade marítima em águas nacionais, aumentar a participação da mulher marítima em nosso setor, alcançar uma condição previdenciária que possibilite a aposentadoria em condições justas, entre outras questões relevantes.
O Sindmar também seguirá atuando no combate ao uso indiscriminado de bandeiras de conveniência em águas nacionais e apoiando medidas que possam valorizar uma Marinha Mercante genuinamente nacional.
A diretoria do Sindmar parabeniza todos que contribuíram para o fortalecimento da luta coletiva por melhores condições laborais e pela garantia de direitos.
Enviamos um abraço percintado a oficiais e eletricistas acompanhado das tradicionais saudações marinheiras.
Juntos somos mais fortes!