A Conttmaf e o Sindmar promoveram, na semana passada, uma série de debates em Belém, no Pará, voltados para oficiais e eletricistas representados pelo Sindicato.
Os encontros ocorreram na delegacia regional do Sindmar, localizada na capital paraense. O primeiro deles foi realizado na última terça-feira (18/11), quando foram discutidas questões relacionadas aos desdobramentos das negociações entre os integrantes do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros e a diretoria da Petrobras sobre o pagamento da dívida que a empresa tem com os planos de previdência PPSP-R e PPSP-NR.
De acordo com o diretor do Sindmar e representante da Conttmaf no Fórum, Marco Aurélio Lucas, agora falta, apenas, a Petrobras apresentar o valor que vai empenhar na ampla transação judicial. Além disso, ele informou que a Petros vai disponibilizar um simulador para que os participantes dos planos possam conferir o status de seus contracheques com a resolução da pendência.
Outro tema abordado durante a reunião foi a negociação do acordo coletivo de trabalho destinado a oficiais e a eletricistas vinculados à Transpetro. Esta discussão foi conduzida pelo segundo-presidente do Sindmar e diretor da Conttmaf, José Válido, que fez uma apresentação sobre a atual relação laboral com a empresa e as reivindicações para o ACT 2025/2027.
Ainda neste dia, a Conttmaf e o Sindmar receberam o secretário-adjunto da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes para a América Latina e o Caribe (ITF Américas), Emiliano Addisi, na delegacia de Belém, ocasião em que ele fez uma apresentação sobre a atuação da entidade e dos sindicatos contra condições laborais de baixo padrão praticadas por embarcações que arvoram bandeiras de conveniência.
Já na quinta-feira (20/11), foi realizada uma reunião na qual foram esclarecidas dúvidas sobre a nossa atuação nas diversas frentes de luta por relações de trabalho dignas na Marinha Mercante, como negociações de acordos coletivos de trabalho com os armadores, legislação do setor e atuação em órgãos internacionais de defesa de trabalhadores.
Além de Válido e Marco Aurélio, outros diretores do Sindmar participaram nas reuniões: Silvania Ferreira (Relações Internacionais) e Rinaldo Medeiros (Previdência).
O delegado regional do Sindmar em Belém, Darlei Pinheiro, e o coordenador sindical da campanha contra bandeiras de conveniência no Brasil, Gustavo Menezes, também participaram nos debates.
