O Sindmar esteve presente no evento “A relevância da Antaq para a indústria marítima nacional e a sua interação com a Autoridade Marítima”, realizado na última terça-feira (21), no auditório do Clube Naval, no Centro do Rio de Janeiro, pelo Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro (SindaRio).
A palestra foi proferida pelo Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho – diretor da Antaq e ex-presidente do Tribunal Marítimo. Em sua apresentação, ele destacou, entre outros temas, a importância do transporte hidroviário para o Brasil em termos de eficiência energética e logística.
Conforme mostrou aos participantes, em apenas uma viagem, um navio transporta a mesma quantidade de carga que dependeria de centenas de veículos do modal terrestre para chegar ao seu destino.
“Seriam necessários 258 vagões, ou 515 carretas para transportar o equivalente a um comboio em transporte aquaviário”, diz trecho do documento exibido durante a explanação do diretor da Antaq.
A apresentação evidenciou, também, a diferença significativa no consumo de combustível ao se comparar o serviço de transporte feito por uma embarcação e aquele realizado por caminhões, como mostra a imagem abaixo:
O Sindmar defende que o modal aquaviário necessita ser valorizado no Brasil como forma de avançar para uma matriz de transporte com menor emissão de carbono.
O diretor do departamento de Educação e Formação Profissional do Sindmar, José Serra, representou o Sindmar no evento.