Nesta segunda-feira, 4, o presidente do Sindmar, Carlos Müller, que também lidera o Comitê Global de Transporte Sustentável da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), apresentou as principais ações da Federação em prol de uma transição justa no setor de transportes.
Durante uma reunião com o Comitê de Coordenação Nacional (NCC), Müller destacou que as confederações afiliadas à ITF têm discutido com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o Ministério dos Transportes (MT) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) a importância de se firmar um Memorando de Entendimento (MoU) entre as partes.
A iniciativa busca garantir a participação dos trabalhadores na elaboração de políticas públicas, o financiamento de capacitação profissional para a transição e a busca de um maior equilíbrio entre o Norte e o Sul Global em termos de condições e oportunidades relacionadas à transição energética.
As intenções de participação dos trabalhadores em transportes na COP30 e sugestões para a NCC do Brasil também foram temas abordados como pontos importantes para os trabalhadores.