A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – Conttmaf encerrou nesta quarta-feira, dia 3, a consulta direcionada a oficiais e eletricistas da Internacional Marítima sobre a proposta de acordo coletivo de trabalho – ACT oferecida pela Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo – Abeam.
Dos marítimos que votaram, 97% autorizaram a representação sindical a convocar assembleia para deliberar sobre o estado de greve. Apenas 3% manifestaram interesse em aguardar sem contar com garantias mais efetivas do ACT.
De acordo com o Sindmar, o resultado evidencia a disposição dos tripulantes de cinco embarcações para a mobilização efetiva e também a significativa rejeição à proposta de ACT apresentada pela Abeam em nome das empresas do offshore.
Para atender à vontade da maioria de seus representados, tendo em vista o abuso do armador na relação de trabalho nos últimos 5 anos – como redução arbitrária de remunerações e benefícios – o Sindmar se prepara para convocar Assembleia Geral Extraordinária para decretação do estado de greve.
Antes disso, a fim de manter um diálogo franco em busca de um acordo com condições justas, o Sindmar enviará uma proposta para a Internacional Marítima, para dar à empresa a oportunidade de negociar na direção de um consenso para a assinatura do ACT.
Em mensagem circular, o Sindmar agradece aos companheiros que contribuíram para a manifestação democrática no processo de consulta realizado e recomenda que se mantenham atentos e engajados para lutar coletivamente.