Os nossos representados concluíram, na última semana, as duas etapas do exame de revalidação para oficiais de Máquinas e de Náutica (EROM/ERON), organizado pelos Centros de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e Almirante Graça Aranha (CIAGA), em Belém do Pará e no Rio de Janeiro, respectivamente.
Durante o exame, que contou com aulas teóricas ministradas por professores da Marinha do Brasil e treinamento prático realizado no Instituto de Ciências Náuticas (ICN), eles tiveram a oportunidade de se atualizarem a respeito de normas brasileiras e internacionais exigidas de um oficial da Marinha Mercante.
Entre elas, a Convenção Internacional sobre Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW) e a Normam-13 da Diretoria de Portos e Costas (DPC).
Oficiais aprovados no EROM/ERON estão aptos a receber os certificados Modelo DPC-1034, de proficiência, e Modelo DPC-1031, de competência.
No caso do certificado de proficiência, ele será emitido pelo CIABA e pelo CIAGA. Já para obter o de competência, o marítimo deverá dar entrada no pedido na Capitania da sua jurisdição.
Ambas as turmas tiveram, em sua formação, oficiais que participaram das live-aulas promovidas em julho passado, pelo Sindmar, para a revisão de disciplinas do processo seletivo para acesso ao EROM/ERON deste ano.
O Sindmar reafirma o seu compromisso em apoiar a capacitação e a recertificação profissional na Marinha Mercante.
