O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (29/10) a nomeação de Otto Luiz Burlier da Silveira Filho como novo secretário nacional de Hidrovias.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Burlier assume a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação com “a missão de consolidar as hidrovias como parte essencial da malha logística brasileira, promovendo soluções sustentáveis, eficientes e integradas ao transporte nacional”.
O novo secretário é servidor público de carreira e possui mais de 15 anos de atuação em cargos ligados à infraestrutura logística no governo federal. Ele substitui Dino Antunes Batista, que esteve à frente da pasta desde sua criação, em abril de 2024.
O presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller, vê como positiva a nomeação de Otto Burlier para a Secretaria, ressaltando que ele tem um histórico ativo de engajamento no diálogo social com as entidades sindicais, tanto patronal quanto laboral, com atuação no Fórum Permanente dos Trabalhadores Aquaviários.
“Ele contribuiu na elaboração do memorando de entendimento para uma transição energética justa, assinado recentemente pelas confederações de trabalhadores em transporte, pela CNT, pela ITF e por três ministérios: o MPor, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério dos Transportes, além de participar na primeira reunião do Brics Seafarers e de outras ações de interesse dos trabalhadores do setor”, destacou Müller.
*Foto: Jonilton Lima/Mpor
