Nesta quinta-feira (11/12), a representação sindical marítima participou na abertura da etapa estadual Rio de Janeiro da II Conferência Nacional do Trabalho organizada pelo MTE, a qual busca discutir, em tripartismo (governo, trabalhadores e empregadores), questões relevantes do mundo do trabalho.
Representando os trabalhadores e as trabalhadoras, Cecília Rodrigues, Secretária de Economia do Mar da CTB-RJ, realizou discurso na mesa de abertura do evento.
Na ocasião, ela ressaltou a unidade e o propósito comum das Centrais Sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB) em reafirmar o Diálogo Social Tripartite como a base inegociável da democracia.
“Esta Segunda Conferência Nacional do Trabalho (CNT) é o espaço mais relevante no Brasil contemporâneo para construirmos as respostas públicas e qualificadas que o futuro do trabalho exige”, salientou a dirigente sindical.
A regulamentação do trabalho em plataformas digitais, o fortalecimento da negociação coletiva, a qualificação profissional, bem como a redução da jornada sem diminuição de salários e o fim da escala 6×1 foram alguns dos temas debatidos durante o encontro.
