O presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller, fala sobre a importância de as entidades sindicais laborais participarem de eventos em nível mundial, como a 113ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho da OIT, realizada entre os dias 2 e 13 de junho em Genebra, na Suíça.
Finalizada a Conferência, o dirigente sindical, que também fez parte da delegação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em várias frentes de debates no evento, listou as vantagens de se ocupar espaços como este.
Conforme ressaltou, nestes dias em Genebra, foi possível estabelecer diálogo com ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e com representantes de empregadores e de sindicatos de outros países.
“Isso traz força para o Sindmar, para os demais sindicatos marítimos nas negociações que fazemos com armadores brasileiros, mas também nas discussões com o nosso governo, com o parlamento e com o Judiciário no Brasil“, disse Müller.
Durante a Conferência, representantes de governos, empregadores e trabalhadores de 187 países formaram comissões tripartites por meio das quais debateram e aprovaram, entre outras resoluções, novas diretrizes para a Convenção do Trabalho Marítimo (MLC).