O Sindmar divulgou, nesta segunda-feira (5/1), o resultado da votação referente à proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT 2024/2026) destinada a oficiais e a eletricistas vinculados à V.Ships, armador Sinergy Marine, que opera no Brasil os navios Maersk Katalin e Maersk Kiera. De acordo com a apuração feita pela Conttmaf, 83% daqueles que votaram aprovaram a celebração de um acordo.
Entre os avanços conquistados após mais de um ano e meio de negociação, destacam-se reajustes em itens como o salário para janeiro de 2026, o vale-alimentação e a ajuda de custo para embarque e desembarque. Além disso, foram mantidos o bônus por tempo de empresa e o abono pecuniário, ambos com acréscimos nos percentuais em períodos específicos.
O ACT contará com novas cláusulas, entre as quais podemos destacar a que trata da autoridade do comandante para interromper uma operação caso considere necessário. Esta medida é prevista na Convenção Internacional do Trabalho Marítimo (MLC).
Outras novidades são a previsão de conectividade social (Internet) a bordo, a garantia do shore leave para os marítimos baixarem terra e a adoção de iniciativas para a realização de uma transição energética justa no que diz respeito ao treinamento de marítimos para atuarem em navios equipados com novas tecnologias.
Informações mais detalhadas estão disponíveis na proposta encaminhada aos representados do Sindmar alcançados pelo ACT.
