A Conttmaf, a FNTTAA e os sindicatos marítimos coirmãos se reuniram com representantes da Transpetro nesta segunda-feira (8/12) para darem continuidade às negociações referentes ao próximo acordo coletivo de trabalho das categorias representadas.
As 97 cláusulas constantes no documento foram discutidas e os sindicatos registraram que a proposta das entidades sindicais é essencial para que a Transpetro possa, novamente, se posicionar como empresa atrativa, com salários e benefícios mais próximos da prática do setor.
Além do ACT, os sindicatos solicitaram o adiantamento do pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR) pela Transpetro, a exemplo do que foi assegurado pela Petrobras.
A Conttmaf cobrou, ainda, a realização de um processo seletivo público (PSP) para marítimos, principalmente para oficiais, pois o cadastro de reserva do último concurso para esta categoria se encontra zerado.
Além disso, a representação sindical solicitou que a empresa confirme o pagamento da ceia de Natal já que o último acordo só garantia esse pagamento em 2023 e 2024.
A Conttmaf reiterou denúncia de tentativa de acobertamento de grave assédio moral e psicológico no terminal de COARI-AM e cobrança de investigação isenta sobre o ocorrido, assegurando que os marítimos exigem reparação.
Os sindicatos marítimos ressaltaram a importância de os seus representados se manterem atentos às próximas comunicações e dispostos a lutarem coletivamente por avanços.
Lembrem-se: juntos, somos mais fortes!
