O SINDMAR encaminhou, nesta quinta-feira, 2 de janeiro, um ofício à TechnipFMC, solicitando esclarecimentos sobre a ocorrência envolvendo um helicóptero modelo Airbus H160B, operado pela OMNI Táxi Aéreo, durante operação de troca de tripulação no apoio marítimo.
Segundo informações preliminares, a aeronave realizou pouso no mar durante o transporte de trabalhadores marítimos para a embarcação de lançamento de linha Deep Blue, sendo todos resgatados e encaminhados para avaliação médica em segurança. Nesse caso, a Technip é a empresa responsável por toda a operação.
Diante do elevado número de operações offshore no Brasil e do uso intensivo do transporte aéreo por helicópteros, com mais de 300 embarcações operadas em bandeira brasileira por nossos representados, o SINDMAR reforça que, embora ocorrências dessa natureza sejam raras, elas possuem impacto significativo sobre a segurança, a saúde e as condições de trabalho dos marítimos.
O sindicato solicitou informações formais sobre as circunstâncias do ocorrido, o estado de saúde dos trabalhadores envolvidos e as medidas de segurança e prevenção adotadas até a conclusão das investigações pelas autoridades competentes.
A proteção à vida da gente do mar e a defesa de boas condições de trabalho são compromissos permanentes do SINDMAR.
