Nesta sexta-feira (23), recebemos na sede do Sindmar, no Centro do Rio de Janeiro, representantes dos programas Tp25 (Transpetro) e Autonomia e Renda (Petrobras) para uma troca de ideias sobre iniciativas voltadas à qualificação de excelência de profissionais da Marinha Mercante.
O encontro ocorreu em um momento de expectativas positivas, com o anúncio de renovação da frota nacional de petroleiros e do crescimento, no ano passado, de 15% na quantidade de embarcações com bandeira brasileira operando na cabotagem.
Durante as conversas, reforçamos a relevância da modernização das estruturas das escolas de formação (EFOMM) e o papel essencial da Marinha do Brasil na capacitação de oficiais e eletricistas.
Uma nova agenda foi marcada para junho, quando o Departamento de Educação e Formação Profissional do Sindmar promoverá um fórum voltado ao tema das certificações. Estão previstas, também, interações com empresas do setor.
A visita contou com a presença do segundo-presidente do Sindmar e diretor da Conttmaf, José Válido Azevêdo, e do coordenador Gustavo Menezes. Os participantes ainda visitaram o Centro de Simulação Aquaviária da Fundação Gente do Mar (FGMar).