A Locar Guindastes e Transportes Intermodais S/A procurou o Sindmar para negociar um acordo coletivo de trabalho (ACT) para oficiais e eletricistas de uma embarcação de apoio marítimo que em breve iniciará operação.
A empresa atuou por um longo período com as atenções voltadas para a sua atividade principal e não operava embarcações que tivessem estes profissionais em sua lotação.
O acordo assinado recentemente abrange oficiais e eletricistas que atuarão em embarcação de apoio a terminais oceânicos, um OTSV (Offshore Terminal Support Vessel), e contempla remuneração em patamar similar aos ACTs vigentes com empresas do setor.
Ele inclui avanços como as novas cláusulas “Do regime de embarque e folga”, “Do dia excedente embarcado (dobra)”, “Da folga não gozada” e “Do treinamento” – que buscam dar mais clareza e evitar equívocos de interpretação.
Outros pontos positivos são a licença-paternidade, estendida para sete dias, e o pagamento de remuneração integral para a marítima gestante com a possibilidade de transferência de função, em caráter temporário, para atividades administrativas.
O acordo pode ser acessado na área de ACTs – espaço restrito aos associados do Sindmar.