O Sindmar participou na 1ª reunião de segurança marítima da Petrobras em 2025, na qual ocorreu a premiação do Programa de Excelência Operacional do Transporte Aéreo e Marítimo (Peotram), realizada na última terça-feira (18), no CENPES.
Na ocasião, a Petrobras reconheceu o desempenho de empresas que se destacaram nos critérios de segurança na prestação de serviços no ano de 2024. No segmento marítimo, a CMM ficou em 1º lugar.
O programa, que completa 20 anos, tem como foco o aprimoramento da segurança, da eficiência e da qualidade nas operações marítimas e terrestres na Petrobras. O intuito é promover as melhores práticas e fortalecer a governança nos setores de apoio.
Nos últimos meses, a representação sindical laboral tem discutido intensamente, com a Petrobras, questões relacionadas à segurança e ao bem-estar dos marítimos nas embarcações contratadas pela estatal, bem como a necessidade de haver níveis adequados de tripulação e investimentos na capacitação e na modernização dos centros de instrução, entre outros temas.
O presidente do Sindmar, Carlos Müller, e o coordenador da campanha contra bandeiras de conveniência no Brasil (BDC), Gustavo Menezes, representaram o Sindicato no evento presidido pelo gerente-executivo da Petrobras, Daniel Gago.