Nesta terça-feira (1º/4), o Sindmar participou de um workshop realizado pela Logística de Transporte Marítimo da Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro, ocasião em que foram abordadas questões relacionadas à Convenção do Trabalho Marítimo (MLC 2006).
O encontro faz parte da agenda do Fórum Permanente Sobre o Trabalho Marítimo – grupo formado por representantes da Petrobras e da Conttmaf –, criado em outubro de 2024 com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para tripulantes embarcados em navios estrangeiros afretados pela empresa.
O workshop contou com palestra do classificador Rafael de Souza, da American Bureau of Shipping (ABS), e participação de representantes do Fórum Permanente e profissionais da Petrobras, além de especialistas.
A Conttmaf foi representada pelo coordenador da campanha contra bandeiras de conveniência do Sindmar, Gustavo Menezes.
“Foi uma manhã proveitosa, com a participação de especialistas que abordaram temas como a realização de inspeções a bordo, além de esclarecer dúvidas dos participantes a respeito da MLC”, avaliou Menezes.
Os sindicatos brasileiros de gente do mar filiados à FNTTAA e à Conttmaf têm cobrado da Petrobras uma fiscalização mais efetiva das condições de trabalho nos navios de outras bandeiras afretados pela empresa.
O Sindmar considera importante a disseminação de conhecimento para os inspetores da estatal acerca das condições previstas na MLC, que não podem deixar de ser cumpridas, pois são o mínimo aceitável internacionalmente.
