O presidente da Conttmaf e do Sindmar, Carlos Augusto Müller, participou na reunião de criação do 1º Fórum da Gente do Mar do Brics, o Brics Seafarers’ Forum, evento que reuniu entidades sindicais do setor com o objetivo de propor ações em defesa da cabotagem das nações integrantes do bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia.
Na ocasião, os dirigentes sindicais propuseram três resoluções para proteger a Marinha Mercante dos países membros do Brics – grupo de cooperação internacional constituído, inicialmente, por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Eles aprovaram, ainda, a Declaração de Salvador – nomeada assim em referência à capital da Bahia, onde foi firmado o acordo na última sexta-feira (8) –, documento no qual registraram o compromisso de defender o trabalho decente no mar, a soberania marítima e a paz nos países que fazem parte do Brics.
Acesse a íntegra da Declaração de Salvador.
Além de Carlos Müller, estiveram presentes o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, o secretário-geral adjunto da Força Sindical Mundial (FSM), Divanilton Pereira, entre outros.