Participamos no 4° Seminário de Logística da Operação de uma Embarcação (LOPE 2025), realizado nesta quinta-feira (29), no CIABA, em Belém (PA), com o objetivo de reunir entidades representativas de setores ligados à atividade da Marinha Mercante para debater propostas que possam contribuir com a formação dos alunos da EFOMM.
Darlei Pinheiro, nosso delegado na região, foi um dos palestrantes. Entre os temas abordados por ele, se destacaram a importância da representação sindical, as negociações de acordo coletivo de trabalho e a atualização de certificados de proficiência.
Abordamos, também, temas relacionados à MLC 2006, como denúncias sobre baixas condições laborais, assédio e abandono de trabalhador, e à RN 6, como manobras de empresas que tentam burlar a legislação para não contratar 2/3 de marítimos para as suas tripulações.
Na pauta de discussões levantadas, entrou, ainda, a questão da segurança da navegação. Na ocasião, relatamos casos de incidentes envolvendo ações de criminosos que atuam para saquear cargas e assaltar tripulantes em nossas águas.
Neste sentido, Darlei destacou a relevância da palestra apresentada pelos representantes da Polícia Federal, os quais passaram aos alunos orientações sobre como proceder em situações sensíveis como estas.
“Sugerimos a possibilidade de este assunto fazer parte da grade curricular dos alunos nas escolas de formação da Marinha”, disse Darlei sobre a apresentação da PF.
Participaram da programação autoridades como o CMG Rafael Teixeira Cerqueira (Comandante do CIABA), e representantes de órgãos como a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e a Companhia Docas do Pará.
Também estiveram presentes representantes da Anvisa, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, e da Âncora Logística Portuária.