Nesta quinta-feira (21), recebemos em nossa sede, no Centro do Rio de Janeiro, chefes de máquinas da Transpetro para uma reunião na qual dialogamos sobre as principais demandas de nossos representados, entre as quais destacamos:
Relação com a empresa – os oficiais relataram a necessidade de melhoria no relacionamento do departamento técnico da empresa com os chefes embarcados, uma linha de comunicação essencial para a segurança e para evitar a ocorrência de horas de trabalho ineficiente a bordo.
Canal direto de comunicação – foi solicitado apoio do sindicato para implementar um canal mais efetivo com a área técnica da Transpetro, incluindo chefes de máquinas com vivência a bordo.
Capacitação – os nossos representados ressaltaram a importância da realização de treinamentos voltados para novas tecnologias, como o tratamento de água de lastro e o uso de combustíveis sustentáveis, entre outros temas.
Durante a reunião, também foram discutidos alguns pleitos dos marítimos em cargo de chefia para o próximo acordo coletivo de trabalho:
Pagamento de pró-labore para manutenções extraordinárias.
Redução das diferenças salariais no topo da carreira.
Valorização da atividade exercida na navegação de longo curso.
Reconhecimento dos chefes de máquinas na estrutura da empresa.