O Sindmar recebeu nesta segunda feira (23/6) membros do Subgrupo de Eólicas Offshore da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) para uma reunião ordinária do subgrupo de eólicas offshore.
O encontro contou com a participação de representantes de sindicatos de gente do mar de nações que já possuem apoio marítimo nessa indústria, como Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e, também, de países que ainda estão desenvolvendo suas eólicas no setor, como Austrália e Brasil.
O Ministério de Minas e Energia (MME), convidado pela Conttmaf, também esteve na reunião e foi representado pela diretora do Departamento de Transição Energética da pasta, Karina Araújo Souza, que fez uma apresentação sobre as ações adotadas pelo Brasil para desenvolver um marco legal que possa garantir a instalação e a operação de eólicas offshore no País.
Na ocasião, o presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Müller, pleiteou a inclusão da representação laboral marítima brasileira em discussões futuras do grupo de trabalho do MME que coordena iniciativas para o desenvolvimento de parques eólicos offshore no Brasil.
O subgrupo de eólicas offshore da ITF é presidido por Ole Phillipsen, do sindicato CO-SEA da Dinamarca.
Cabe ressaltar que a ITF tem apoiado fortemente as demandas dos seus sindicatos afiliados no Brasil, em conformidade com as suas políticas de offshore e de proteção dos trabalhadores locais na plataforma continental do país.