O SINDMAR disponibiliza para consulta a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2019/2021 dos Oficiais e dos Eletricistas da Log In. A votação vai até sexta-feira, 26 de julho, às 10h.
Diferentemente da proposta anterior, que representava prejuízos e sequer reporia a inflação do período, agora, os termos oferecidos pela empresa trazem avanços que eliminam a possibilidade de perdas, oferecem reposição da inflação em ambos os períodos, com um ganho real no segundo ano de vigência.
Uma cláusula que a empresa não concordava em registrar em ACT, apesar de ter colocado em prática há tempos, agora está na proposta, que assegura o regime 1 x 1, com escala de 60 x 60. Ela representa qualidade de vida e uma relação de embarque e repouso justa diante do desgaste provocado no desempenho, em ritmo estressante, do volume de atribuições quando se está a bordo. A empresa também concordou em diminuir o prazo para início do pagamento de dobras para 63 dias.
A proposta traz avanços ao atender, parcialmente, um pleito relevante para os marítimos: a manutenção do auxílio alimentação por pelo menos 90 dias em caso de acidente de trabalho. Num momento crítico como é o afastamento por acidente de trabalho, a manutenção desse benefício contribui para a tranquilidade exigida para a recuperação do trabalhador.
Acesse o passo a passo para votação e detalhes da proposta de ACT.