A Conttmaf disponibilizou para votação a proposta de acordo coletivo de trabalho – ACT 2019/2021 dos marítimos do Sistema Petrobras até terça-feira, 17 de dezembro, às 12h (meio-dia).
O Sindmar recomenda aos seus representados com vínculo empregatício na Petrobras e na Transpetro que leiam com atenção a mensagem circular enviada nessa quarta-feira, 11 de dezembro e que contribuam para sua ampla divulgação. É recomendável também que os companheiros e as companheiras que estiverem a bordo procurem se reunir para discutir coletivamente, buscando não apenas possibilitar melhor esclarecimento de todo nosso pessoal sobre a proposta, mas, considerando também a conjuntura atual e os riscos que analisamos na mensagem enviada.
Não temos dúvidas que as possibilidades de avanço em mesa de negociação com as empresas Petrobras e Transpetro foram esgotadas. As chances de a Transpetro chegar a uma proposta mais vantajosa para os marítimos, em especial na questão do compromisso de compensação pelo descumprimento do tempo a bordo, dependem essencialmente de haver motivação para mobilização coletiva a bordo que possa eventualmente resultar numa greve forte, que tenha potencial de motivar a Petrobras, mas, principalmente, o governo a ceder nos limites de gastos que impôs às empresas estatais.
Se não houver tal compromisso do nosso pessoal a bordo, a partir daqui, não é recomendável que se recuse a proposta. Os riscos de perdas em caso de recusa superam muito as possibilidades de obter avanços. Explicamos isso com detalhes na mensagem circular. Outras categorias de trabalhadores de empresas estatais que negociaram em 2019 nos oferecem exemplo lastimável do que se pode esperar como resultado.
Pesadas as possibilidades de avanços e os riscos para alcançá-los, os Sindicatos Marítimos orientam pela ACEITAÇÃO das propostas.
O Sindmar seguirá a decisão democrática da maioria dos participantes na consulta, por isso, é muito importante que os Oficiais e os Eletricistas com vínculo empregatício nas empresas do Sistema Petrobrás se posicionem de forma consciente nesta votação.
Acesse a íntegra da mensagem circular e saiba mais sobre a proposta de ACT.