O Sindmar divulgou, nesta quarta-feira (11), o resultado da votação referente à proposta de acordo coletivo de trabalho (ACT/Teletrabalho) destinado a marítimos que atuam na prestação de serviço em terra na Petrobras. De acordo com apuração da Conttmaf, a aprovação foi de 100% entre aqueles que participaram da consulta.
Em mensagem enviada aos representados, o Sindmar destacou, como um dos pontos relevantes da proposta, a definição de trabalho híbrido como sendo um “modelo de trabalho que permite aos empregados desempenharem suas atividades remotamente, fora das dependências da empresa, por alguns dias da semana”.
A Petrobras propôs o trabalho híbrido sob as seguintes condições:
- a) 2 dias por semana de trabalho remoto, com exceção dos casos previstos nos itens b e c deste item;
- b) Até 2 dias por semana em trabalho remoto quando o empregado for lotado em unidades operacionais ou realizar atividades de apoio a unidades operacionais, de acordo com a atividade exercida pelo empregado no momento e a critério da Petrobras;
- c) 1 dia semanal em trabalho remoto quando o empregado tiver aderido à redução de jornada semanal na modalidade de redução de carga semanal de trabalho.
* Quando houver feriado em dias de trabalho, não haverá redução na quantidade de dias em trabalho remoto mencionados nas alíneas ´a´, ´b´ e ´c´ acima transcritas.
* O empregado deve, necessariamente, realizar um dos dias de trabalho presencial na segunda ou na sexta-feira, conforme definido com o seu gestor. Nas semanas em que houver feriado na Segunda ou Sexta-feira essa obrigatoriedade será flexibilizada.
* Excepcionalmente, mesmo em dias de teletrabalho, quando houver necessidade de o trabalho ser executado presencialmente, a Companhia poderá convocar o empregado para o trabalho presencial em suas instalações seja pontualmente ou por um período determinado. Essa convocação não gera acúmulo de dias em trabalho remoto para o empregado.
Saiba mais sobre quem é elegível para exercer o trabalho híbrido e as cláusulas do ACT acessando a minuta da proposta aprovada.