O resultado da consulta destinada a oficiais e eletricistas da Petrobras e da Transpetro sobre a proposta de acordo coletivo de trabalho – ACT de ambos saiu nesta segunda-feira, 15, após apuração da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – Conttmaf.
De acordo com a entidade sindical, para a proposta de ACT da Petrobras foram registrados 39 votos. Destes, 37 decidiram pela aprovação do acordo.
Já para a proposta da Transpetro, foram registrados 872 votos. Desse total, 341 optaram por condicionar a assinatura do ACT a um compromisso mais efetivo da empresa em cumprir as cláusulas do acordo e em não realizar demissões em massa.
Outros 317 marítimos da Transpetro votaram pela rejeição à proposta de ACT e 209 manifestaram interesse na celebração do acordo. Apenas cinco votos não puderam ser contabilizados por não estarem em conformidade com as instruções de votação.
Conforme mensagem circular enviada pelo Sindmar aos seus representados e às suas representadas, as empresas serão comunicadas sobre o resultado da consulta.
No caso da Transpetro, as entidades sindicais permanecem à disposição para discutir a condição resultante da opção que recebeu o maior número de votos na consulta.