Na próxima quarta-feira (13), às 11h, dirigentes sindicais de entidades representativas das categorias petroleira e marítima realizarão, em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Centro do Rio de Janeiro, o 3º Ato Unificado em Defesa dos Participantes da Petros, com o objetivo de pressionar a Petrobras a pagar as suas dívidas com o Fundo de Pensão.
Portanto, a representação sindical convoca os trabalhadores marítimos e petroleiros para comparecerem, em peso, ao ato de protesto contra os planos de equacionamento do déficit (PED) que estão matando, aos poucos, os assistidos e os participantes dos Planos Petros do Sistema Petrobras (PPSP).
“Desde 2017, a cada mês, os nossos representados têm visto os seus salários sendo reduzidos drasticamente em função de descontos absurdos em folha de pagamento para cobrir a dívida bilionária que é de responsabilidade da Petrobras, a patrocinadora da Petros. Tem trabalhador com dificuldades para honrar despesas básicas da casa, como mantimentos e educação dos filhos. Isso acaba com o emocional de qualquer pessoa”, critica o presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Müller.
Conforme ressaltou, em nota, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a mobilização vai ocorrer em um momento estratégico para as entidades sindicais, pois estão em curso as discussões do Grupo de Trabalho PPE (Petrobras, Petros e entidades representativas dos trabalhadores), que visa buscar uma solução definitiva para os planos de equacionamento.
A categoria também vai reivindicar maior participação dos trabalhadores na gestão da Petros, principalmente com relação ao direito de eleger diretores, como prevê acordo firmado na 18ª Vara Cível do Rio de Janeiro, em 2007, o qual garante um diretor de seguridade e um administrativo eleito pelos empregados.
A manifestação em frente ao Edisen (Av. Henrique Valadares, 28) está sendo convocada pelo Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes da Petros, formado por:
Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Federação Única dos Petroleiros (FUP)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros (Fenaspe)
Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep)
*Com informações da FNP/Petroleiros
*Arte: divulgação/FNP