Em Assembleia Geral Conjunta realizada nesta terça-feira, 18 de setembro, na sede do Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços em Transportes Marítimos – SINDCONVÉS, no Rio de Janeiro, marítimos e marítimas de diversas categorias votaram pela continuidade da mobilização contra a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho – ACT indecente oferecida pelas empresas ligadas à Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo – Abeam.
Homens e mulheres do mar apoiaram as deliberações da Representação Sindical sobre aguardar o fim do processo eleitoral pelo qual passa o País para, então, definir uma data para o início da paralisação, a fim de evitar especulações sobre a legitimidade do movimento de luta dos marítimos, bem como ampliar o número de visitas a bordo para mobilizar mais navios e tripulantes. A próxima Assembleia foi agendada para o dia 30 de outubro, em local a ser definido.
A mobilização dos marítimos está sendo realizada sob a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA. As Entidades Sindicais apenas estão reagindo à intransigência das empresas, que insistem em manter uma postura desrespeitosa ao propor um ACT com exclusão de cláusulas e benefícios, amparando-se na nova CLT, documento este que jogou no ralo garantias que, antes, protegiam os trabalhadores.
Em mensagem circular enviada nesta quarta-feira, 19 de setembro, o SINDMAR alerta os seus representados e as suas representadas para o fato de que, para se manter o que foi conquistado ao longo de décadas de luta, numa relação de trabalho justa e respeitosa, a opção é a organização e a efetivação de um movimento de paralisação das embarcações de forma ordeira e disciplinada.
O SINDMAR lembra que o resultado a ser alcançado com a mobilização será proporcional à disposição de seus representados para conquistarem das empresas o tratamento de DIGNIDADE e RESPEITO que lhes é devido. Com sua participação efetiva, omissão ou indiferença, os trabalhadores receberão exatamente aquilo que fizerem por merecer.
Atualize o seu cadastro e mantenha-se informado sobre a mobilização dos marítimos do offshore por um ACT decente. Saiba mais na mensagem circular enviada aos Oficiais e Eletricistas pelo SINDMAR.