Após reunirem-se com o Sindmar no último dia 21, representantes das empresas Pan Marine e Maré Alta formalizaram a previsão de retorno ao regime de embarque 28 x 28 no próximo dia 8 de dezembro. O Sindicato entende essa retomada como positiva no sentido de evitar a fadiga a bordo e oferecer melhores condições de convívio social aos marítimos.
As empresas esclareceram que, após verificar as datas programadas de troca de turma, houve o entendimento de que seria necessário completar o ciclo de embarque a fim de que todos os tripulantes pudessem gozar de um período equivalente de repouso.
A decisão das empresas de formalizar o retorno ao regime original se deu após o Sindmar ter cobrado a revisão da prática de embarque e o cumprimento do previsto em acordo coletivo de trabalho, já que não havia motivos que justificassem a manutenção do regime diferenciado, mesmo com base no argumento de combate à pandemia.
Durante a reunião, o Sindicato tornou a ressaltar a orientação do Ministério Público do Trabalho, que dá ênfase ao cumprimento do protocolo de segurança e combate à Covid-19 implementado pela Anvisa, com isolamento em hotel e a testagem RT-PCR antes de cada embarque.
Acesse a mensagem circular enviada pelo Sindmar.