Nesta sexta-feira (4), o diretor-procurador do Sindmar, Marco Aurélio Lucas, esteve no terminal da Petrobras em Macaé, no Rio de Janeiro, para conferir as melhorias prometidas pela empresa nas salas de espera para check-in e embarque, iniciadas após cobrança da representação sindical.
A participação de nossos representados, registrando vídeos e enviando informações ao Sindmar, está surtindo efeito. Com as alterações realizadas pela Petrobras, agora os marítimos podem contar com instalações mais adequadas para aguardarem os trâmites necessários até se dirigirem para bordo.
O gerente do terminal acompanhou o representante do Sindmar e apresentou as ações que estão sendo realizadas, entre as quais programar, no máximo, duas trocas de turma no mesmo horário.
Além disso, Marco Aurélio pôde constatar que o número de poltronas ergonômicas disponíveis aumentou para 30. Há, ainda, estação para carregamento de celular e dois aparelhos de TV – um para o briefing com instruções pré-embarque e outro para a transmissão de programas televisivos.
Para otimizar o acesso, a Petrobras instalou um aparelho de raio-x adicional, que será utilizado, exclusivamente, para a entrada dos marítimos.
É essencial que os representados do Sindmar sigam informando sobre as condições de acesso aos terminais em que há troca de turma e também quanto à possibilidade de baixar terra (shore leave) quando os navios estiverem atracados no porto.