O Sindmar e os sindicatos marítimos coirmãos se reuniram nesta terça-feira, 21 de janeiro, com representantes da Transpetro para darem continuidade às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2019/2020 de seus representados.
Após considerações de ambas as partes e forte debate sobre a necessidade de progredir, e diante do posicionamento das Entidades Sindicais, a Transpetro trouxe novidades. Apesar de manter a proposta anterior, a empresa apresentou avanços importantes no compromisso de compensação do excedente ao tempo de embarque acordado.
A compensação pecuniária para os dias excedentes de embarque a partir de 1º de julho deste ano, seria na razão de um dia de remuneração para cada dia que exceder 70 dias na cabotagem e 100 dias no longo curso, sem geração de saldo de repouso nestes dias.
Reajustes nas tabelas salariais e em itens econômicos foram mantidos. Para uma melhor análise e reflexão, a proposta de ACT está transcrita na íntegra ao final da mensagem circular encaminhada aos associados dos sindicatos.
Nos próximos dias, a representação sindical enviará mais informações, buscando adequada divulgação, para que se tenha tempo para avaliação e compreensão da proposta de ACT antes de iniciar o processo de consulta.
Saiba mais na mensagem circular.